Coordenador : Emeli Moura de Araújo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389557.2199.274416.16022023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo é amplo pois os cosméticos são utilizados por pessoas de todas as faixas etárias, de todas as identidades de gênero. De forma virtual o público são estudantes, profissionais da área de saúde e de outras áreas. Os mais de 300 seguidores das redes sociais Instagram e Facebook majoritariamente são mulheres (79,7%) entre a faixa etária de 18 a 24 anos (40,6%) e 20,3% são homens entre a faixa etária de 25 a 34 anos (10,0%), oriundos do Rio de Janeiro; 20,7% (Instagram) e 21,1% (Facebook) na cidade de Niterói; 15,8% (Instagram) e 33,3% (Facebook) na cidade de São Gonçalo.
Local de atuação: O Projeto será realizado de forma virtual e vinculado à Faculdade de Farmácia da UFF em Niterói. Os vídeos serão realizados no Laboratório de Farmacotécnica da Faculdade de Farmácia-UFF
Objetivo
Geral: Fornecer à população e estudantes da área de saúde informações sobre cosméticos, uso correto e riscos envolvidos no uso de produtos cosméticos de forma inclusiva. Específicos: - Manter o espaço virtual para informação e orientação sobre cosméticos; - Consolidar um espaço físico para a realização do projeto e realizar oficinas acadêmicas; - Pesquisar sobre alterações inestéticas e os cosméticos indicados; - Pesquisar sobre cosméticos que apresentem risco para grupos populacionais; - Pesquisar sobre os insumos ativos usados nos cosméticos; - Realizar publicações de matérias informativas sobre cosméticos e insumos ativos cosméticos; - Produzir e disponibilizar vídeos sobre a produção em Farmácia com Manipulação de Produtos cosméticos com recursos inclusivos; - Promover a educação inclusiva de alunos surdos e de alunos com deficiência visual; - Esclarecer e orientar o público acerca das dúvidas apresentadas.
Resumo
Cosméticos são produtos considerados essenciais pela população brasileira e de fácil acesso por serem de venda livre e não necessitarem de prescrição médica, no entanto esses produtos podem apresentar riscos e reações adversas aos usuários, decorrentes de fatores individuais, uso inadequado devido à falta de orientação profissional, ou o uso prolongado que pode gerar problemas mais graves, até mesmo o câncer. Anualmente são divulgados inúmeros casos de toxicidade relacionada ao uso de cosméticos. A facilidade de acesso à internet fez com que a realidade atual da população seja buscar informações nos meios digitais, no entanto muitas fontes não são confiáveis e/ou inclusivas. O presente projeto Programa de Orientação sobre o uso de cosméticos (PROUC) da Faculdade de Farmácia da UFF foi criado e consolidado em 2020 e tem como objetivo orientar a população sobre o uso correto de cosméticos e os riscos envolvidos no uso destes produtos através da publicação de conteúdos no site e em redes sociais com informações com embasamento científico sobre produtos cosméticos por meio de ferramentas digitais que sejam inclusivas. Adicionalmente muitos cursos de Graduação não tiveram aulas práticas presenciais durante a Pandemia COVID-19, temos como objetivo secundário de desenvolver vídeos sobre a produção de cosméticos, com recursos inclusivos para surdos e deficientes visuais. Espera-se que a população faça um consumo mais consciente desses produtos e tenha um local de referência para tirar suas possíveis dúvidas.